AS PLATAFORMAS DIGITAIS E A REVOLUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO

Facebook
Twitter
WhatsApp

Coase escreveu pela primeira vez sobre as ineficiências inerentes ao mercado, originadas nos altos custos de transação incorridos ao longo dos estágios de um negócio: ser realizado em um mundo em que o sistema de preços funcionasse sem custo. Os custos de transação incluem custos de busca e informação para quem e com o que lidar; custos de negociação e decisão, que incluem negociar os termos do negócio, chegar a um preço acordado e redigir o contrato; e os custos de monitoramento e conformidade necessários para executar com sucesso os termos do negócio. Em outras palavras, os custos de transação podem ser classificados em três categorias que se correlacionam com os três estágios de pré-acordo, negociação e pós-negociação: (1) custos de pesquisa; (2) custos de negociação e decisão; e (3) custos de policiamento e fiscalização. Cada etapa depende de informações para reduzir custos. A plataforma, que aumenta a conectividade, o acesso à informação e a aplicação de tecnologia avançada em todos os aspectos de um negócio, impacta os custos de transação relevantes em todas as três etapas. À medida que a plataforma cresce, a eficiência também cresce. De forma sistêmica, o mercado, simplesmente, está se aperfeiçoando.