SÃO 4 AS PRINCIPAIS BARREIRAS DE ENTRADA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS:
1. Permissão: existem regulamentações que melhoram o bem estar público e existem aquelas que aumentam os interesses dos lobistas, buscadores e interesses arraigados. No mercado de transporte, a indústria de táxi alegou que Uber, Lyft e outras empresas de plataformas de transporte burlam as regulamentações e taxas de licenciamento com as quais as empresas de táxi devem lutar. Em fevereiro de 2015, a Comissão do Condado de Broward na Flórida votou para regular os serviços de compartilhamento de caronas da mesma forma que os táxis são regulamentados.
2. Licenciamento: O atual regime de licenciamento nos Estados Unidos também gera custos substanciais e, muitas vezes, os requisitos para obter uma licença não estão em sincronia com as habilidades necessárias para o trabalho. Há evidências de que os requisitos de licenciamento aumentam o preço dos bens e serviços, restringem as oportunidades de emprego e tornam mais difícil para os trabalhadores levar suas habilidades para além das fronteiras estaduais. Com muita frequência, os formuladores de políticas não avaliam cuidadosamente esses custos e benefícios ao tomar decisões sobre se ou como regular uma profissão por meio do licenciamento.
3. Fixação de taxa: em 2015, Orlando/EUA aprovou um decreto exigindo que as empresas de compartilhamento de caronas cobrassem a mesma tarifa dos táxis, US$ 2,40 por milha. O preço de pico do Uber também opera para aumentar a oferta: mais motoristas ligam seu aplicativo Uber quando percebem que as taxas aumentaram. Embora economicamente sólida, a inovação tecnológica da precificação dinâmica está em grande parte em tensão com os esquemas regulatórios. Muitos estados têm leis anti-exploração que impedem os vendedores de bens ou serviços de aumentar os preços durante períodos de maior demanda, como após um desastre natural.
4. Cobrança de Impostos: a principal preocupação dos reguladores locais envolve se a economia da plataforma deve ser tributada nos mesmos níveis que as indústrias concorrentes. Uma questão central para o Airbnb tem sido a questão do imposto hoteleiro. Recentemente, o Airbnb pagou US$ 25 milhões em impostos hoteleiros à cidade de São Francisco como pagamento retroativo para contabilizar os últimos anos.