Franquia empresarial é mais que um mero canal de distribuição, ela se estende a uma multiplicidade de áreas como direito, marketing, economia, empreendedorismo, gestão de recursos humanos, psicologia, sociologia e teoria organizacional. Franquia empresarial como uma forma de negócio que consiste essencialmente em uma organização (a empresa franqueadora) com um pacote de negócios testado no mercado centrado em um produto ou serviço, entrando em uma relação contratual contínua com empresas franqueadas autofinanciadas e geridas de forma independente, operando sob o nome comercial da primeira. Franquia empresarial é um acordo cooperativo de longo prazo em que uma empresa franqueadora vende o direito de comercializar bens ou serviços sob sua marca e usando suas práticas de negócios para empresas franqueadas.
Em termos contratuais, trata-se de uma concessão remunerada do direito de usar uma marca com a finalidade de produzir ou distribuir um produto ou serviço, sob uma relação de gerenciamento contínuo fornecida pela empresa franqueadora às empresas franqueadas. A empresa franqueadora vende o direito de comercializar seus produtos e serviços usando um conceito comercial comprovado e sua marca para empresas franqueadas. As empresas franqueadas compram o direito de operar unidades de marca e o conhecimento operacional, técnico e de marketing. Esse gerenciamento envolve controle, obviamente, mas bem diverso do gerenciamento de empregados. Trata-se de gerenciamento interempresarial, onde as características hierárquicas dão lugar a características heterárquicas.
Refere-se ao estabelecimento de rotinas e suportes de desempenho; a padronização de rotinas permite à empresa franqueadora replicar as fontes de competência existentes em toda a cadeia. As rotinas fornecem eficiências operacionais, e uma marca forte reduz as assimetrias de informação entre o cliente e a franquia, definindo as noções preconcebidas sobre o que os clientes podem esperar antes de entrar em uma loja franqueada.