ISOMORFISMO COERCITIVO COMO ESTRATÉGIA DO MODELO DE NEGÓCIOS DA FRANQUIA EMPRESARIAL

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O isomorfismo representa um movimento de cópia dentre as organizações. O isomorfismo pode ser mimético (quando empresas se copiam para competir), regulatório (quando um ordem superior impões regras, como a Ordem dos Advogados do Brasil), e coercitivo (quando as próprias empresam utilizam a estratégias da cópia, sob regras privadas). A franquia empresarial utiliza a estratégia do isomorfismo coercitivo, carreada de inúmeros mecanismos de governança como modelo de negócios. As franquias partem da padronização, e padrão é um termos de agência que em termos institucionais significa coerção. O isomorfismo é coercitivo quando os gerentes respondem a instruções ou recomendações formais ou informais provenientes de organizações governamentais ou profissionais. Nas redes de franquias há situação similar, uma vez que os gerentes das organizações franqueadas respondem a instruções ou recomendações formais e informais das organizações franqueadoras. Trata-se de um cenário de rotinas, suportes e padronizações em busca de eficiências operacional e econômica.
Sob a perspectiva da aprendizagem institucional, é possível entender como a transferência de conhecimento explícito suporta a realização do isomorfismo coercitivo. Os benefícios da franquia empresarial são obtidos, em parte, por meio da transferência de conhecimento que ocorre entre os parceiros envolvidos. As empresas franqueadoras fornecem know-how operacional, tecnológico e de marketing às empresas franqueadas e, em troca, estas fornecem conhecimento sobre as condições do mercado local e as preferências do cliente. Muito embora as duas transferências de conhecimento sejam importantes, é aquela  que parte da empresa franqueadora para a empresa franqueada que é fundamental para garantir a conformidade da rede como um todo. O sucesso das redes de franquias é atribuído à capacidade da empresa franqueadora passar o seu conhecimento (know-how) para as empresas franqueadas, e a capacidade das empresas franqueadas de absorverem e aplicarem o conhecimento recebido das empresas franqueadoras.